2- PERÍODO MEDIEVAL

O Periodo Medieval foi importante para a evolução contabil, devido a grandes surgiementos de tecnicas e crescimento na area industrial. Assim foram se criando formas de administrar melhor todos os recusos da empresa. Foi então que a contabilidade começou a ser utilizada com mais enfase e importância para o mundo dos negocios.
No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital" , representando o valor dos recursos injectados nas companhias pela família proprietária.
O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adopção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
No início do Século XIV, já se encontravam registos explicitados de custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases: custo de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão-de-obra directa agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriação bastante analítica para época. A escrita já se fazia no moldes de hoje, considerando, em separado, gastos com matérias-primas, mão-de-obra directa a ser agregada e custos indirectos de fabricação. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário